Nos meses de março, abril e maio, 5.241 empresas foram multadas por irregularidades no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) do ano-calendário 2014.

As irregularidades consistem na insuficiência de recolhimento e declaração em DCTF do imposto e contribuição apurados na Escrituração Contábil Fiscal – ECF. O total do crédito tributário lançado, composto dos juros moratórios e multa de ofício de 75%, totaliza cerca de 1 bilhão de reais em valores atuais.

Receita Federal alerta sobre novas autuações

A orientação do órgão é para que as empresas com irregularidades no IRPJ e na CSLL dos anos-calendário seguintes a se regularizem. Em junho de 2019, iniciam as ações relativas ao ano-calendário 2015, e mais de 14.000 empresas que apresentam inconsistências nos recolhimentos e declarações de IRPJ e CSLL devem ser notificadas. As notificações serão enviadas por carta ao endereço cadastral da CNPJ, e podem também ser acessadas no site da própria Receita Federal.

Essa é mais uma etapa do Projeto Malha Fiscal da Pessoa Jurídica da Receita Federal, que visa apurar inconsistências no recolhimento de tributos através do cruzamento de informações eletrônicas.

Automação Fiscal evita inconsistências e gera economia de recursos

A estrutura tributária no Brasil, por sua complexidade, exige que as empresas dediquem muitas horas de trabalho para que consigam calcular, declarar e pagar seus impostos devidos. Além disso, pelo grande volume de dados e etapas processuais, é comum existirem erros ou inconsistências em uma ou mais destas etapas, o que gera um risco de autuação, como vimos acima.

A solução reside na informatização dos processos como um todo, mas quanto maior a empresa mais fundamental se torna a implementação de uma solução fiscal automatizada, isto é, uma solução desenvolvida para lidar com a complexidade fiscal brasileira e adaptada às necessidades de cada campo de atividade.

Solução Fiscal para SAP – 100% compliance

Se a sua empresa já utiliza o ERP da SAP e seu módulo fiscal, é importante contar com uma solução adicional interna, isto é, que pode ser integrada diretamente ao SAP, e não adicionando simplesmente uma nova camada de processos.

Para conhecer o SAP-TC, a Solução Fiscal da Solutio IT, seus diversos módulos e entender como sua empresa pode ganhar com a automatização de processos, clique aqui e fale com a gente!