Palestra SAP Forum 2018 – Controles Inteligentes para área fiscal – Parte 2

No último SAP Forum 2018, o diretor da Solutio IT – Estéfano Rebelato – mostrou como os Controles Inteligentes na Área Fiscal funcionam e por que são fundamentais para as empresas do ecossistema SAP nacional.

Minha empresa precisa de controles inteligentes?

Uma das perguntas mais comuns dos empresários em relação a gerenciamento da área fiscal é: quando devo usar controles inteligentes? Para responder essa questão fica mais fácil listar algumas características dos processos das empresas, do cenário tributário brasileiro e dos processos que farão parte do dia a dia da área fiscal da companhia. Confira abaixo as principais características das empresas que precisam de controles inteligentes na área fiscal:

– Empresas que contam com atividades repetitivas

– Necessidade de tomar decisões com base em regras pré-definidas

– Grande volume de dados que precisam ser conciliados

– Compliance dos processos 

– Empresas que têm interação com o usuário

CENÁRIO TRIBUTÁRIO BRASILEIRO E DOCUMENTOS PARA CONTROLES FISCAIS

Outra parte importante é estar alinhado com o cenário tributário brasileiro. O primeiro passo é enumerar os impostos federais, estaduais e municipais. Na sequência, a empresa necessita entender quando há incidência dos impostos, ou seja, crédito na aquisição, débito na venda, impostos retidos e resultado do exercício.

Os documentos que fazem parte do processo também são fundamentais para os controles, como nota fiscal de entrada, nota fiscal de saída e cupom fiscal, lançamentos financeiros e SPESs (Sistema Público de Escrituração Fiscal).

PROCESSOS QUE INTEGRAM OS CONTROLES INTELIGENTES NA ÁREA FISCAL

– Acompanhamento das regras fiscais e legislação

– Apurações (ICMS, IPI, PIS, COFINS, IR, INSS e Retidos)

– SPEDs (Contábil, Fiscal, Contribuições, ECF e REINF)

– Identificar outras obrigações estaduais e municipais

– Conter um Agenda Tributária

– Auditoria Digital

Para a empresa conseguir reduzir e automatizar processos, acompanhar regras fiscais e estar adequada ao cenário tributário brasileiro é importante contar com apoio de uma solução fiscal, dentro do seu SAP.

Clique aqui para acessar a primeira parte da palestra.

Consultoria SAP

Na hora de avaliar a contratação de uma consultoria especializada SAP, é importante atentar para algumas características, como o tempo de mercado, a relevância e complexidade dos projetos executados, entre outros.

Neste artigo, descubra o que avaliar na hora de contratar uma Consultoria Especializada SAP.